Todos nós temos aquela curiosidade de qual TV comprar, principalmente agora com tantas opções de tecnologia. Nesse meu primeiro post vou tentar esclarecer algumas duvidas coletivas muito simples e deixar ao seu critério decidir qual televisor comprar!
Vemos muito nas lojas as TVs LCD e LED e reparamos uma incrível diferença (apesar da LCD já ser superfina) na grossura delas. As telas LCD (Liquid Crystal Display = Display de Cristal Liquido) são feitas, como sugere o nome, de um cristal liquido, principio muito parecido com as telas de plasma, já a tela LED é feita de uma matriz de pequenas, micro lâmpadas. As maiores diferenças entre a LCD e a plasma estão na qualidade da imagem e no consumo. A LCD perde na imagem mais seu consumo é fixo, ou seja, você sempre vai gastar a mesma coisa, independente da mistura de cores na sua tela, já a de plasma tem uma superioridade na qualidade, porém ela consome de acordo com a cor mostrada na tela, e seu consumo é muito alto, esse foi um dos motivos por ela ser retirada do mercado. A única marca atual que trabalha com plasma é a Panasonic.
As telas de LED são mais econômica, finas e duráveis. A maior diferença esta no material utilizado. Um LED (light emissor diode) consiste em um material semicondutor elétrico que emite luz. Um exemplo clássico de LED são os LASERs (Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation, ou seja, luz amplificada porestimulação de emissão de radiação) e as “lâmpadas” que indicam quando a televisão esta ligada, só que o LED utilizado na tela é de tamanho orgânico (telas OLED). As telas LCD e LED têm uma diferença relativamente grande de tamanho devido as LCDs serem mais grossas e necessitarem de uma lâmpada para iluminar a tela, já as LEDs são mais finas e tem iluminação própria (Obs.: nunca confunda uma TV OLED com um LED TV da Samsung, a LED TV é uma tela LCD iluminada por LEDs localizados nas suas bordas, ou seja, uma jogada de marketing idiota para vendar uma mentira).
As telas LEDs são mais resistentes por a falta de uma parte da tela não interferir em seu funcionamento como um todo, além de ser possível se realizar dobras com ela e ainda sua fabricação poder ser transparente, por isso que acredito que elas vieram revolucionar, afinal, você nunca imaginou dobrar e furar a sua TV com tela transparente né?
Concluindo, entre as TVs LED, LCD ou plasma, se você ainda não pode investir em uma LED mais não se importa em pagar a mais na conta de luz, embarque em uma plasma, caso queira uma LCD com qualidade procure por uma Samsung, H-Buster ou LG, nada de comprar Philips, pois são as piores em qualidade de imagem, sendo a mesma muito embaçada, caso você tenha uma assinatura a cabo uma TV da Samsung pode ser um ótimo negócio, pois com sinal estável ela fica com qualidade de cinema, caso você esteja disponibilizando dinheiro eu aconselho uma OLED, pois além de serem mais resistentes elas tem uma qualidade de imagem impressionante, um ótimo designe e leveza incrível, ainda melhor sendo uma Full HD, você não vai se arrepender!